O seguinte artigo foi escrito por Billy Cox, do Herald-Tribune:
Um mergulho sem ondulações
Imagine o quão emancipador deve ser garimpar pelos segredos de estado
de uma nação que não mais existe. Nenhuma reação, repercussão zero,
nenhum juramento de segurança para atrapalhar e para temer. Isso é
exatamente o ambiente de trabalho pelo qual Giulinano Marinkovich tem
navegado por quase duas décadas, não somente pelo capitólio da Croácia,
sua terra natal, mas também por seis outros estados independentes que
faziam parte da Iugoslávia. E parece que ele possui algumas grandes
pistas, uma das quais envolve o ex Presidente iugoslavo, Josip tito, um
OVNI sobre Belgrado, jatos MIG acidentados e pilotos mortos.
Essa abertura parece quase perfeita demais, e muitos dos olhos
estarão sobre Marinkovich quando ele publicar sua pesquisa sobre o
ocidente. Por agora, ele a está divulgando pelos Balkans. No mês
passado, Marinkovic levou o ‘Incidente de Pan Adria’ para a estação de
rádio Croatian State Radio 2, com o testemunho de um piloto
civil aposentado, um engenheiro de voo e um ex chefe de controle de
tráfego aéreo. Ele também terá um programa de TV subsequente, “Força Aérea da Iugoslávia vs. OVNIs“, agendado para setembro.
Sua motivação: Durante a guerra da Croácia pela independência entre
1991 e 1995, Marinkovic foi um comandante da divisão de inteligência de
sinais do exército croata. Suas tarefas incluíam o monitoramento das
comunicações entre a Força de Proteção das Nações Unidas (sigla em
inglês: UNPROFOR), os pacificadores internacionais que reforçavam a zona
desmilitarizada entre as duas partes. Sua unidade rastreava os
relatórios da UNPROFOR sobre atividade de OVNIs na zona de separação de
espaço aéreo. “Simplesmente coletamos os relatórios e os enviamos para o quartel general em nossos relatórios diários“, declara Marinkovic em um e-mail. “Ninguém fazia nenhum acompanhamento“.
Ninguém, talvez, exceto Marinkovic, cuja curiosidade começou a
levá-lo por estradas que ele não tinha ideia que existiam. Uma delas
levou a um incidente de 16 de agosto de 1977, envolvendo uma aeronave da
Pan Adria. Naquela noite, a tripulação de um Fokker-227 relatou estar
sendo acompanhada por “uma intensa luz vermelha” logo antes de
sua aproximação a Belgrado. Detectado por radar, o OVNI pairou acima do
aeroporto e ficou lá por tanto tempo, que o chefe controlador foi
acordado e chamado ao local. O Presidente Tito estava agendado para
deixar o aeroporto para Moscou mais à tarde.
O piloto do Fokker decidiu continuar para Titogrado, e logo que a
aeronave alçou voo, o OVNI a seguiu. Um controlador de tráfego aéreo
instruiu outra aeronave Fokker a se aproximar do OVNI. O objeto então
prontamente acelerou em direção à segunda aeronave, que teve que virar
para evitar uma colisão. O objeto parou, e então regressou a Belgrado.
Neste momento, de acordo com Marinkovic, uma base militar próxima
interveio e enviou jatos Mig com ordens para atirar.
“Por agora“, escreve Marinkovic, “temos confirmação de múltiplas testemunhas que os jatos caíram e os pilotos morreram“.
Sem dúvida, ele diz, muitas testemunhas “ainda estão relutantes em falar sobre o assunto na arena pública“, porque os OVNIs “ainda podem ser uma pílula de veneno para credibilidade“. Por outro lado, “é
muito mais fácil para as pessoas compartilharem seus conhecimentos após
tantos anos. Isso significa que não poderia haver consequências por
suas declarações hoje… pois o país para o qual eles serviam não mais
existe“.
Marinkovic é persistente. Os velhos guardiões dos portões fazem parte da história. Pode ser uma mina de ouro.
- Billy Cox
Billy
Cox escreve a coluna De Void, um blog solitário dentro da mídia
corporativa que fala a respeito de OVNIs. Quando ele não está
escrevendo artigos para o De Void, Billy está a trabalho como repórter
para o Herald-Tribune.